domingo, 22 de março de 2015

Repertório Musical

Quando aluno na Banda Marcial da minha escola, recebíamos o repertório pronto, eram músicas que o professor escolhia, algumas músicas de caráter marcial, outras populares, ambas imprimiam o gosto musical dele.
Com um certo tempo, eu e um grupo de alunos conquistamos a habilidade de tirar músicas de ouvido, com isso começamos a brincar nos intervalos dos ensaios, fazíamos o maior sucesso tocando o hit do momento, mas infelizmente tais musicas não eram aceitas no repertório da banda. Logo nossas "conquistas" eram utilizadas apenas em momentos de descontração, antes ou depois dos ensaios e durante as viagens da banda.
Hoje trabalho como Regente de Banda Municipal, o repertório da banda é escolhido em conjunto com os alunos, Freire nos mostrou o quanto é preciso estarmos em constante diálogo professor e aluno.
 [...], o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de idéias a serem consumidas pelos permutantes.( FREIRE , 2005 , p. 91)





Os alunos precisam sentir-se acolhidos, a banda precisa ser um ambiente acolhedor, onde todos utilizam o espaço criativo, contribuindo no processo pedagógico.
Libâneo explica o processo pedagógico:

"... o ato pedagógico pode ser, então definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais tanto no nível do intrapessoal como no nível de influência do meio, interação esta que se configura numa ação exercida sobre os sujeitos ou grupos de sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida. Presume-se aí, a interligação de três elementos: um agente(alguém, um grupo, etc.), uma mensagem transmitida(conteúdo, métodos, habilidades) e um educando(alunos, grupo de alunos, uma geração)(...)" 1994 p.56



Nenhum comentário:

Postar um comentário